top of page
female-agronomist-specialist-examining-soil-sample-agriculture.jpg

Análises

Laboratórios altamente equipados

Os laboratórios de metais e minerais são construídos especificamente, totalmente equipados com instrumentação tradicional e moderna, para fornecer resultados rápidos, confiáveis ​​e precisos para análises de metais comerciais para produções de minas ativas, incluindo cobre, chumbo e zinco; refinarias de metal para produtores finais e também comerciantes de commodities na extremidade consumidora da cadeia de valor, sejam metais, minerais ou commodities agrícolas; para análises geoquímicas e ambientais para empresas globais e juniores de exploração de mineração, e também auditorias de minas para governos que exigem due dilligence financeira em países emergentes e em desenvolvimento.

Conheça nosso processo de análise laboratorial:

Contratação

do serviço

Envio da sua amostra para o nosso laboratório

Amostra recebida

Preparação

do material

para análise

Análise do material

Laudo da amostra entregue para você

Ainda tem alguma dúvida? Confira as respostas para as nossas dúvidas frequentes.

Conheça os minérios que analisamos

Atualmente temos a capacidade de analisar uma grande variedade de tipos de minério, principalmente materiais contendo Cobre, Manganês, Estanho, Ferro, Nióbio e Tântalo, por exemplo.

  • O que é análise de varredura/Multielementos por meio de raio-x de bancada ou ainda análise por varredura via XRF?
    Diferente de uma análise química, as análises via XRF / Raios - X são leituras dos elementos contidos em uma amostra de determinado material realizadas por um equipamento de RX de bancada em laboratório. A análise de Varredura é uma análise Multielementos geral, ou seja, ela detecta quais elementos estão contidos na amostra, dando uma indicação de porcentagem ou ppm.
  • Qual a diferença entre as análises por RX ( XRF ) em relação à outros métodos disponíveis no mercado.
    As análises por RX de bancada normalmente são mais rápidas que a por outras vias e são usadas para finalidades como: geoexploração, sondagem, pesquisa, identificação de materiais e vários outros processos comuns nas minas e unidades produtoras. Para a finalidade comercial ou exportação o cliente precisa verificar se o contrato dele permite o uso desse tipo de análise ou descreve o método a ser utilizado, pois a acuracidade do método de RX é mais baixa do que análises complexas com ICP via úmida.
  • O que é análise por calibração específica?
    A análise de calibração específica é quando o equipamento é calibrado utilizando um material de referência para detecção dos elementos contidos na amostra de determinado material, já identificado como minério específico, como Minério de Ferro, Minério de Cobre, Concentrado de Cobre, Minério de Tântalo, Minério de Manganês, etc., sendo que esta apresenta mais precisão que uma análise de varredura que busca identificar os elementos químicos contidos em uma amostra.
  • Qual a diferença entre as análises por "Varredura" e por "Calibração Específica"?"
    A diferença é que a análise de Varredura é uma análise Multielementos geral, ou seja, ela detecta quais elementos estão contidos na amostra, dando uma indicação de porcentagem ou ppm. Já a calibração específica por ser realizada na calibração do equipamento calibrada para um material específico mostra os resultados mais precisos para os elementos encontrados.
  • Qual análise devo aplicar à minha amostra?
    Para uma avaliação completa do material, é aconselhável que as 2 análises sejam realizadas. Um Amostra pode ser analisada das 2 maneiras, com isso teores diferentes do mesmo elemento podem ser encontrados em cada análise, e isso é fato e desejável. Por se tratar, por um lado, de uma análise qualitativa/varredura que é um padrão genérico com um amplo alcance de detecção que visa mostrar se a amostra contém ou não algum elemento, e do outro lado uma configuração específica para um mineral conhecido e calibração específica para esse mineral a ser analisado.
  • O que é a preparação da amostra?
    Consiste na pulverização e homogeneização do material enviado pelo cliente até um tamanho padrão, para que seja possível preparar a pastilha que será analisada.
  • O que é a preparação da pastilha?
    É a etapa após a preparação da amostra, quando o material enviado pelo cliente já foi moído, pulverizada e homogeneizada e agora segue prensagem com uso de prensa e adição de alguns compostos químicos usados para aglutinar o material, resultando em pastilhas de formato circular (50mm de diâmetro) para que sejam analisadas pelo Equipamento de Raio-X de bancada. Essa preparação de pastilhas permite maior precisão dos resultados do que se fossem feitas leituras diretamente no material em pó ou em estado natural.
  • Quais os pesos mínimos das amostras a serem enviadas?
    Para amostras de material pulverizado o mínimo necessário é de 100g. No caso de amostras de material "in natura"(sem preparação) é necessária a quantidade mínima de 300g.
  • Quais materiais posso enviar para análise?
    Atualmente temos a capacidade de analisar uma grande variedade de tipos de minério, incluindo principalmente materiais contendo Cobre, Manganês, Estanho, Ferro, Nióbio e Tântalo, por exemplo.
  • Se o material que tenho não estiver na lista?
    Materiais que não constam em nossa loja explicitamente podem ser analisados pela "Varredura multielementar por Raio-X" para identificação dos elementos químicos que compõe o material.
  • A respeito da Representatividade das amostras em relação à lotes de minério:
    Para amostras recebidas em laboratório sem o acompanhamento da amostragem pela Alex Stewart, o resultado se aplica exclusivamente a essa amostra. Caso o cliente queira resultados com representatividade em relação à lotes de minério, os serviços de amostragem e inspeção da Alex Stewart devem ser contratados e desta forma a empresa coletará amostras garantindo a representatividade dos lotes, seguindo regras Internacionais e padrões como o padrão ISO. Após essa coleta as amostras serão homogeneizadas quarteadas e separadas para análise em número suficiente de amostras e consequentemente análises para que o lote tenha sua real qualidade conhecida e certificada.
  • Como as amostras devem ser enviadas?
    As amostras devem ser enviadas contendo a identificação clara e legível de cada uma. Uma etiqueta padrão de postagem com código de barras pode ser fornecida, caso solicitada, de forma que a amostra possa ser identificada rapidamente quando chegar ao laboratório e também para que o cliente fique informado de cada etapa do processo. Essa etiqueta será enviada por nossa equipe, caso solicitada.
  • Como fico sabendo que minha amostra chegou ao laboratório?
    Após a emissão da etiqueta de postagem no site e envio da amostra, o cliente pode rastrear no site dos Correios ou pelo meio de envio que ele usou, utilizando número do conhecimento ou número de rastreio. Imediatamente após a chegada da amostra no laboratório, um e-mail é enviado confirmando o recebimento.
  • Como os resultados são disponibilizados?
    Via e-mail após a disponibilização dos resultados e também pode ser acessado através do portal de resultados.
  • Quais os métodos de pagamentos disponíveis?
    Pix, boleto bancário ou transferência bancária.
  • Que tipo de equipamento é utilizado?
    Utilizamos equipamentos de Raios-X de bancada para realizar as análises por fluorescência por Raios-X.
  • O que é possível detectar em cada análise oferecida?
    Varredura Multielementar Ag2O, Al2O3, Am, As2O3, Au, BaO, Bi2O3, Br, CaO, CdO, CeO2, Cl, Cr2O3, CuO, Eu2O3, F, Fe2O3, Ga2O3, GeO2, HfO2, HgO, IrO2, K2O, La2O3, Lu2O3, MgO, MnO, MoO3, Na2O, Nb2O5, Nd2O3, NiO, OsO4, P2O5, PbO, PdO, Pr2O3, PtO2, Rb2O, Re, Re2O7, Rh, RuO2, Sb2O3, SeO2, SiO2, Sm2O3, SnO2, SO3, SrO, Ta2O5, TeO2, ThO2, TiO2, Tl2O3, U, U3O8, V2O5, WO3, Y2O3, Tb2O3, ZnO, ZrO2 Calibração Específica Concentrado de Cobre: Ag/Ag2O, Au, Cu/CuO, F, Fe/Fe2O3, Ni/NiO, S/SO3, Si/SiO2 Minério de Alumínio: Al/Al2O3, Ca/CaO, Fe/Fe2O3, K/K2O, Mg/MgO, Mn/MnO, Na/Na2O, P/P2O5, Si/SiO2, Ti/TiO2, V/V2O5, Zr/ZrO2. Minério de Cobre: Ag/Ag2O, Au, Cu/CuO, F/Fe2O3, Ni/NiO, S/SO3, Si/SiO2. Minério de Ferro: Al/Al2O3, Ca/Cao, Fe/Fe2O3, K/K2O, Mg/MgO, Mn/MnO, Na/Na2O, P/P2O5, Si/SiO2, Ti/TiO2. Minério de Estanho: Al/Al2O3, Ca/CaO, Cr/Cr2O3, Fe/Fe2O3, K/K2O, Mg/MgO, Mn/MnO, Na/Na2O, Nb/Nb2O5, P/P2O5, Pb/PbO, Si/SiO2, Sn/SnO2, Ta/Ta2O5, Th/ThO2, Ti/TiO2, U/U3O8, V/V2O5, Y/Y2O3, Zr/ZrO2. Minério de Manganês: Al/ Al2O3, Ca/CaO, Fe/Fe2O3, Mg/MgO, Mn/MnO, P/P2O5, Si/SiO2, Ti/TiO2. Minério de Tântalo: Al/Al2O3, Ba/BaO, Ca/CaO, Ce/CeO2, Cr/Cr2O3, Fe/Fe2O3, K/K2O, La/La2O3, Mg/MgO, Mn/MnO, Na/Na2O, Nb/Nb2O5, Nd/Nd2O3, P/P2O5, Pb/PbO, Pr/Pr2O3, Si/SiO2, Sn/SnO2, S/SO3, Sr/SrO, Th/ThO2, Ti/TiO2, U/U3O8, Zr/ZrO2. Minério de Nióbio: Al/Al2O3, Ba/BaO, Ca/CaO, Ce/CeO2, Cr/Cr2O3, Fe/Fe2O3, K/K2O, La/La2O3, Mg/MgO, Mn/MnO, Na/Na2O, Nd/Nd2O3, P/P2O5, Pb/PbO, Pr/Pr2O3, Si/SiO2, Sn/SnO2, S/SO3, Sr/SrO, Ta/Ta2O5, Th/ThO2, Ti/TiO2, U/U3O8, Zr/ZrO2.
  • Quantas amostras posso enviar por vez?
    Quantas amostras desejar, respeitando o cadastro das amostras, onde cada amostra deve ser identificada com uma etiqueta e código de barras individualmente e lembrando que os resultados serão identificados na mesma forma que o cliente preencher no site.
  • O que acontece com as amostras recebidas no laboratório?
    A Alex Stewart irá preparar as amostras e analisa-las usando as melhores técnicas do mercado para o método especifico, RX, porem a coleta da amostra, a homogeneização caso tenha ocorrido, despacho e etc. ocorrem por conta do cliente e a Alex Stewart não tem qualquer responsabilidade sobre essas tarefas ou representatividade do lote amostrado, ficando a recomendação para os clientes usarem as técnicas de amostragem e preparo de amostras que são práticas de mercado ou padrões ISO. Importante também atentar para o tamanho do lote que cada amostra pode representar.
  • O que acontece com a sobra do material das amostras? por quanto tempo o material é armazenado?
    Após análise, a pastilha confeccionada para a leitura no aparelho é descartada, pois não serve para reuso. O restante da amostra já pulverizada, limitado à 200 gramas, é mantido em arquivo pelo período de 3 meses para contraprova.
Na ASIC Services realizamos quatro tipos de análises

As análises com Raio-X são feitas em metais e minerais para determinação de teor, composição e classificação com emissão de laudos e certificados. Provenientes de sondagem de solos, pesquisa ou checagem do laboratório de mina e análises de rejeitos.

As vantagens do uso do XRF são sua precisão, tempo de análise rápido, capacidade de apresentar uma amostra como um sólido, não um líquido, e sua natureza de múltiplos elementos.

Análises de RX

O método de Fire Assay consiste na extração dos metais preciosos por meio de uma fusão coletora com chumbo.

 Análises Fire Assay

O método via úmida envolve identificação e quantificação dos elementos desejados presentes em uma amostra líquida usando diversos métodos.

 

Ela pode ser dividida em dois tipos principais, a análise qualitativa, que identifica os elementos, e a análise quantitativa, que determina a quantidade.

Análise por via úmida

O método Plasma por Acoplamento Indutivo (ICP) é uma técnica de análise química instrumental utilizada para examinar simultaneamente vários elementos e para quando os níveis são tão baixos.

 

O ensaio permite analisar elementos que contenha metais, semimetais, fósforo e enxofre.

Análise por ICP
Na ASIC Services realizamos as seguintes análises

As análises com Raio-X são feitas em metais e minerais para determinação de teor, composição e classificação com emissão de laudos e certificados. Provenientes de sondagem de solos, pesquisa ou checagem do laboratório de mina e análises de rejeitos.

As vantagens do uso do XRF são sua precisão, tempo de análise rápido, capacidade de apresentar uma amostra como um sólido, não um líquido, e sua natureza de múltiplos elementos.

Análises via XRF

- Exploração e mineração

- Sondagem e pesquisa

- Rejeitos

- Checagem laboratorial

O método via úmida envolve identificação e quantificação dos elementos desejados presentes em uma amostra usando diversos métodos, como o Fire Assay, ICP e absorção atômica, visando atender contratos comerciais de minerais.

Análise por via úmida

- Fire Assay

- ICP

bottom of page